A Modelagem Matemática como Prática Pedagógica no Ensino Médio Integrado em Administração do IFSC - Caçador
Resumo
O ensino técnico é um campo fértil de exploração de experiências práticas para a aplicação de conceitos de Matemática, gerando um enriquecimento nas possibilidades de propostas pedagógicas para as aulas de Matemática. Este trabalho foi desenvolvido a partir de leituras em referenciais bibliográficos que tratam da Modelagem Matemática no Ensino de Matemática, dentre as quais, destacam-se ( [1], [2], [3], [4]). São obtidos resultados da aplicação de uma proposta pedagógica de Modelagem Matemática no Ensino para uma turma do Módulo II do Ensino médio Integrado em Administração de um Instituto Federal. A partir do desenvolvimento do trabalho é possível identificar que a abordagem da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática evidencia fatores interdisciplinares, motivacionais e interpessoais além de oportunizar a aprendizagem de conceitos curriculares de Matemática a partir da exploração e pesquisa de situações reais. Desafios e perspectivas acerca desta prática pedagógica também são elementos apresentados neste trabalho. Com a aplicação da Modelagem Matemática no Ensino Médio em Administração constatou-se ser possível os alunos aprenderem a desenvolver pesquisa na escola e a partir das situações trazidas por eles, compreenderem diversos conceitos, tais como: proporções, regra de três, aplicação de conversão unidades de medida em problemas, construção de tabelas, construção de gráficos, funções (função constante, função afim e função exponencial), função de uma ou mais variáveis e função de uma ou mais sentenças, sistemas de equações, inequações, arredondamento estatístico, utilização de ferramentas tecnológicas (calculadoras, planilhas eletrônicas e software de construção geométrica), interpolação, extrapolação, opera¸c˜oes algébricas, livro-caixa, custo, receita e lucro.