Ensino de Funções Trigonométricas com Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0252Palavras-chave:
Abordagem Conceitual, Aprendizagem Matemática, Ensino Dinâmico.Resumo
Para este trabalho foi realizado um levantamento histórico das dissertações produzidas no Mestrado Profissional em Matemática – Profmat, do ano de 2013 a 2018, que trataram do tema trigonometria. Deste processo de levantamento bibliográfico, foram encontradas 134 dissertações, classificadas em dois subtemas: abordagem conceitual e abordagem por aplicações. Este levantamento serviu de suporte teórico para analisar os resultados alcançados no ensino de trigonometria em sala de aula, utilizando as diversas ferramentas metodológicas. Neste contexto, o objetivo foi abordar o ensino de trigonometria, através da modelagem matemática, com a finalidade de enriquecer e fomentar o campo de investigação, sistematização de ideias e conceitos. Além de promover o papel do professor num ensino mais dinâmico e abrangente, aplicar a Matemática em aspectos que possibilite o aluno pensar situações reais, contextualizar as complexidades e ser capaz de perceber se, enquanto constrói o seu próprio conhecimento. Apresenta uma proposta de ensino que, através de um experimento, analisa pequenas amplitudes do movimento de um pêndulo simples, numa situação real, em que se faz a contextualização de uma situação-problema para o ensino de conteúdos matemáticos, especificamente trigonométricos.
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