A avaliação de larga escala: estratégias de pensamento, atitudes em relação à matemática e desempenho na Prova Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0227Palavras-chave:
solução de problemas aritméticos, avaliação em larga escala, atitudes, estratégias de pensamento, desempenho.Resumo
Este estudo apresenta um recorte da Tese de Doutorado da primeira autora e teve como principal objetivo investigar relações existentes entre as estratégias de pensamento adotadas pelos alunos em questões de múltipla escolha, concernentes à avaliação de larga escala, as atitudes em relação à matemática e o desempenho na Prova Brasil de Matemática. Participaram da pesquisa 87 estudantes de um 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Campinas-SP. A metodologia foi desenvolvida em quatro etapas. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, buscando interpretar os fatores subjacentes à tarefa de solução de problemas aritméticos e, consequentemente, variáveis cognitivas, afetivas e sociais que afetam o desempenho. Os resultados indicaram a existência de uma relação recíproca significativa entre as atitudes, as estratégias de pensamento e o desempenho na Prova Brasil, bem como a relevância do conhecimento prévio na solução de problemas.
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