Panorama de gênero nos cursos de engenharia de produção no período de 2010-2019

Autores

  • Marcella F. Soares
  • Rafael Barbaestafano
  • Diego Carvalho
  • Dayse Pastore

Resumo

De maneira histórica, as engenharias se manifestaram como um campo expressivamente masculino. Nesse sentido, diversos estudos [2, 4, 5] inferem que o ingresso no ensino superior ocorre por meio de tendências sociais sexistas, que separa homens e mulheres em cursos considerados mais “adequados” para cada gênero. [...]

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Biografia do Autor

Marcella F. Soares

Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Rafael Barbaestafano

Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Diego Carvalho

Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Dayse Pastore

Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Referências

Mônica Mansur Bahia e João Bosco Laudares. “A engenharia e a inserção feminina”. Em: Seminário Internacional Fazendo Gênero - Desafios Atuais dos Feminismos. Ed. por Anais Eletrônicos. Vol. 10. Florianópolis, 2013. url: http :/ /www . abepro . org. br/ biblioteca/TN_STO_267_531_36165.pdf.

Moema de Castro Guedes. “A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a idéia da universidade como espaço masculino”. Em: História, Ciências, Saúde-Manguinhos 15.suppl (2008), pp. 117–132. doi: 10.1590/s0104-59702008000500006. url: https://doi.org/10.1590/s0104-59702008000500006.

Maria Rosa Lombardi. “Engenheiras brasileiras: inserção e limites de gênero no campo profissional”. Em: Cadernos de Pesquisa 36.127 (abr. de 2006), pp. 173–202. doi: 10.1590/s0100- 15742006000100008. url: https://doi.org/10.1590/s0100-15742006000100008.

Elisabete Regina Baptista de Oliveira, Sandra Unbehaum e Thais Gava. “Stem Education and Gender: a contribution to discussions in Brazil”. Em: Cadernos de Pesquisa 49.171 (mar. de 2019), pp. 130–159. doi: 10.1590/198053145644. url: https://doi.org/10. 1590/198053145644.

Maria Fernanda Pessoa, Daniela Verzola Vaz e Diego Camargo Botassio. “Viés de gênero na escolha profissional no Brasil”. Em: Cadernos de Pesquisa 51 (2021). doi: 10.1590/ 198053148400. url: https://doi.org/10.1590/198053148400.

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos