Um Modelo de Dispersão de Poluentes no Lago da Perucaba, Arapiraca -AL

Autores

  • Rinaldo V. da S. Júnior
  • Thiago F. Oliveira
  • Airton M. Cordeiro
  • Gabriel da S. Batista
  • Anamilla B. de Sousa
  • João F. da C. A. Meyer

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0319

Palavras-chave:

Ecologia Matemática, Impacto Ambiental, Dispersão de Poluentes, Métodos Numéricos, Diferenças Finitas, Método de Crank - Nicolson.

Resumo

Neste trabalho, discutiremos de modo contextualizado a dispersão de poluentes no lago da Perucaba, localizado no município de Arapiraca - AL, por meio da descrição do fenômeno a partir do modelo evolutivo de difusão-advecção, em uma abordagem numérica e computacional. Para tanto, utilizamos os métodos de diferenças finitas e de Crank - Nicolson para discretizar o espaço e tempo, respectivamente. Alguns cenários são simulados via linguagem Python, com a utilização de dados concretos, como localidade das fontes, velocidade do vento e difusibilidade. Ainda, realizamos análises de estabilidade e convergência para fortalecer os dados expostos. Os  resultados das simulações indicam um acúmulo em uma região mais delimitada e sugerem, portanto, que o impacto ambiental provocado pela inserção de poluentes a partir das fontes consideradas podem ser revertidos por meio de uma intervenção mais localizada, ou seja, mais restrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinaldo V. da S. Júnior

UFAL, CECA, Rio Largo, AL

 

Thiago F. Oliveira

UFAL, CECA, Rio Largo, AL

 

Airton M. Cordeiro

UFAL, Arapiraca, AL

Gabriel da S. Batista

UFAL, Arapiraca, AL

Anamilla B. de Sousa

UFAL, Arapiraca, AL

João F. da C. A. Meyer

DMA - IMECC - UNICAMP, Campinas, SP

Referências

A. S. de Brito e R. A. Xavier. “Avaliação da qualidade da água do Lago da Perucaba em Arapiraca-AL para a prática da balneabilidade”. Em: Simpósio Alagoano de Gestão Ambiental. 2010, pp. 31–42.

L. T. Brunet. Avaliação da Demanda Química de Oxigênio no Lago da Perucaba, Arapiraca –AL. Monografia (Engenharia Civil), UFAL/Delmiro Gouveia, 2019.

J. A. Cuminato e M. Meneguette. Discretização de equações diferenciais parciais: técnicas de diferenças finitas. Sociedade Brasileira de Matemática, 2013.

R. V. da S. Júnior et al. “Dispersão de poluentes no lago Perucaba, Arapiraca-AL”. Em: Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics 8.1 (2021).

E. Kreyszig. Advanced engineering mathematics, 10th eddition. Wiley, 2009.

J. Kusalaas. Numerical methods in engineering with python 3. 2013.

A. A. S. Lopes et al. “Modelagem do comportamento dispersivo de material impactante em um lago por meio da Equação de Difusão-Advecção”. Em: Ciência e Natura 2 (2016), pp. 756– 763. doi: DOI:10.5902/2179-460X19037.

A. M. L. A. Nunes et al. “Análise do padrão de ventilação natural na cidade de Arapiraca-AL”. Em: III Congresso Latino Americano de Engenharia do Vento (2018).

M. F. B. Prestes. “Dispersão de material impactante em meio aquático: Modelo matemático, aproximação numérica e simulação computacional-Lagoa do Taquaral”. Dissertação de mestrado. Unicamp, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Trabalhos Completos