Uso do GeoGebra para o Ensino da Física no Cálculo Diferencial e Integral

Autores

  • André Luis Andrjew Ferreira
  • Débora Marília Hauenstein
  • Guilherme Porto
  • Luis dFernando Affonso Fernanes da Cunha

Resumo

A física e a matemática são disciplinas do currículo escolar que integram áreas de conhecimento vitais para o desenvolvimento científico. No entanto, dados do Programme for International Student Assessement (PISA) atestam que o desempenho dos estudantes brasileiros em ciências exatas é inferior à média mundial [4].  [...]

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Biografia do Autor

André Luis Andrjew Ferreira

UFPel, Pelotas, RS

Débora Marília Hauenstein

UFPel, Pelotas, RS

Guilherme Porto

IFFar, São Borja, RS

Luis dFernando Affonso Fernanes da Cunha

IFFar, São Borja, RS; UNESP, Bauru, SP

Referências

G. Ávila. “O ensino do cálculo no segundo grau”. Em: Revista do Professor de Matemática 18 (1991), pp. 1–9. issn: 2319-023X.

M. C. Borba e M. G. Penteado. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. isbn: 8551306618.

A. A. S. Dias. “Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino da Física na Educação Básica: um estudo”. Em: Revista Inova Ciência & Tecnologia 5 (2019), pp. 64–73. issn: 2447-4924.

W. C. G. Fialho e S. Mendonça. “O Pisa como indicador de aprendizagem de ciências”. Em: Roteiro 45 (2020). issn: 2177-6059.

D. Fiorentini. “Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação”. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 1994.

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos