Relato de experiências do projeto de extensão Futuras Cientistas utilizando um kit de robótica educacional
Palavras-chave:
STEM, Robótica Educacional, Gênero, Educação, MulheresResumo
As mulheres vêm sendo sub-representadas em carreiras de STEM, essa disparidade cria desequilíbrios de perspectivas e talentos que poderiam contribuir para um maior avanço científico e tecnológico. Além disso, os estereótipos de gênero persistem, afetando a autoimagem e a autoestima das meninas em relação às habilidades em STEM. Neste sentido, o objetivo do grupo Minas em STEM é promover a desconstrução desses estereótipos de gênero através da robótica educacional. O propósito desse relato, trazendo a público as falas das participantes do projeto, é demonstrar que existe um enorme potencial humano a ser explorado junto aos estudantes em processo de formação, e em particular “das jovens”, mulheres em formação, as quais ao serem incitadas e estimuladas, demonstram que são capazes de desenvolver habilidades e competências que elas próprias desconheciam. Isso evidencia a importância do envolvimento da universidade com a comunidade em atividades que despertem o interesse e amplie os horizontes dos estudantes dentro e fora dos muros da universidade.
Downloads
Referências
CETENE. Site oficial do Futuras Cientistas. Online. Acessado em 23/02/2024, https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas.
MODELIX. Site oficial do MODELIX. Online. Acessado em 23/02/2024, https://www.modelix.com.br.