Dobradura de papel

Autores

  • Davi S. Rosa Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IME/UERJ)
  • Patrícia N. Silva Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IME/UERJ)

Palavras-chave:

Dobradura de Papel, Mentalidades Matemáticas, Ensino de Matemática, Cálculo I, Jo Boaler

Resumo

O artigo discute a aplicação de uma atividade chamada "Dobradura de Papel" em uma turma de Cálculo I, com o objetivo de desenvolver mentalidades matemáticas nos alunos. A atividade, baseada nas propostas de Jo Boaler, visa encorajar a argumentação e a investigação matemática, promovendo um ambiente de aprendizagem onde o erro é parte do processo e todos os alunos podem alcançar níveis elevados de conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

J. Boaler. Mentalidades Matemáticas: Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador. Desafios da Educação. Penso Editora, 2017. ISBN: 9788584291144.

C. Dweck e S. Duarte. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017. ISBN: 9788543808246.

M. Spivak. Cálculo Infinitesimal. Reverté, 1988.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos