Modelagem matemática do consumo de água no estudo de funções quadráticas

Autores

  • Sônia A. A. Verdelho Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Airam T. Z. R. Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Paulo S. Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Funções quadráticas, Consumo de água, GeoGebra, Ensino Médio

Resumo

No presente artigo, a modelagem matemática é utilizada para examinar as potencialidades e as limitações de uma atividade relacionada à função quadrática, direcionada aos estudantes do 1º ano do novo Ensino Médio. A crescente demanda por recursos hídricos e a importância da conservação da água têm colocado em destaque a necessidade de compreender os fatores que influenciam o consumo e os custos associados à tarifa da conta de água. Nesse contexto, a matemática surge como uma ferramenta para analisar e compreender fenômenos, assim como prever custos sobre o tratamento, distribuição e tarifação da água. Ela permite a modelagem do consumo, por meio das contas de residências, integrando a tecnologia do software GeoGebra e a sistematização de dados na ferramenta de gestão visual, o daskboard. Essa abordagem melhora o entendimento e o desempenho em matemática, e a investigação dessas relações, mostra como diferentes parâmetros afetam a forma e a posição das curvas, facilitando a resolução de problemas. Um exemplo é o cálculo de volume para minimizar os custos das contas de água.

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Referências

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos