Desenvolvimento profissional do supervisor PIBID-Matemática

Autores

  • Ronaldo André Lopes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Andréa Cardoso Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • José Carlos de Souza Júnior Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento profissional, PIBID, Educação matemática

Resumo

A formação continuada de professores no Brasil tem sido sinônimo de oferta de cursos compartimentados com baixa eficácia e pouca abrangência. Em geral, estes cursos abordam assuntos em que julga-se o professor ser carente. Diferentemente, o desenvolvimento profissional considera que os professores apresentam aspectos próprios a serem desenvolvidos e que teoria e a prática são interligadas. Por outro lado, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Apesar do foco na formação inicial e no impacto direto nas escolas por meio de ações colaborativas e experiências educacionais, o PIBID desenvolve atividades envolvendo diretamente o professor da escola parceira, no papel de supervisor, o que pode promover seu desenvolvimento profissional. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar o processo de iniciação à docência e de desenvolvimento profissional do professor supervisor do PIBID no âmbito do subprojeto Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPES-MEC. Edital n. 23/2022. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Online. Acessado em 31/03/2024, https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692974_Edital_23_2022.pdf.

R. P. Gama. “Desenvolvimento Profissional com Apoio de Grupos Colaborativos: o Caso de Professores de Matemática em Início de Carreira”. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2007.

J. P. Ponte. “Da formação ao desenvolvimento profissional”. Em: Conferência plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática. 1998, pp. 27–44.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos