Custo de transporte em um modelo de crescimento econômico com dependência espacial

Autores

  • Joao Plínio Juchem Neto
  • Julio Cesar Ruiz Claeyssen

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0143

Palavras-chave:

Modelo de Crescimento Econômico, Sistema Reativo-Difusivo-Advectivo, Analise de Estabilidade Linear, Formação de Padrões Espaciais

Resumo

Neste trabalho introduzimos custo de transporte no modelo de crescimento econômico espacial de Solow em uma dimensão espacial e, através de uma analise de estabilidade linear de seu ponto de equilíbrio espacialmente homogêneo, mostramos que existe um valor crítico para este custo onde o comportamento dinâmico da economia se altera, desde que a intensidade de migração da mão-de-obra seja alta o suficiente. Se o custo de transporte e maior do que este valor, o equilíbrio e estável, e a economia converge para um estado homogêneo. Caso o custo de transporte seja menor do que este valor crítico, o equilíbrio e instável e a economia desenvolve uma dinâmica espaço-temporal mais complexa, podendo haver a formação de aglomerados econômicos estáveis, de ciclos econômicos periódicos ou de ciclos aperiódicos ou caóticos, dependendo dos valores dos parâmetros utilizados.

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Matemática Aplicada à Economia e a Finanças