Jogo Enigmas da Divisão

Autores

  • Elizandra K. Odorico
  • Cássia de S. Santos
  • Andrea Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0512

Palavras-chave:

Jogo Enigmas da Divisão, Recurso Didático, Ensino de Matemática

Resumo

A utilização de jogos no ensino de matemática pode ser caracterizada em dois momentos, [1] classifica o primeiro como desencadeadores da aprendizagem, na qual os conceitos matemáticos envolvidos na situação de jogo surgem na forma de problemas levando o aluno a pensar sobre a situação posta e a buscar caminhos para sua solução, e o segundo como aplicador-fixador de conceitos, o jogo é empregado para fixar conceitos já trabalhados, sendo um verificador da aprendizagem, mas não como uma ferramenta que desenvolve conceitos matemáticos. Diante disso, [3] aponta que a relação com a Matemática pode ocorrer mediante a utilização de jogos manipulativos e computacionais, refletindo sobre seu aspecto pedagógico. Em relação às dificuldades dos alunos na operação divisão [2] comentam que o entendimento acerca da conceitualização da divisão é muitas vezes confundido com a capacidade em operar o algoritmo da divisão e aplicá-lo nessa operação com precisão passa a ser o único critério para definir e avaliar a compreensão que o aluno tem sobre esse conceito. O objetivo deste trabalho é socializar o jogo educacional digital intitulado Enigmas da Divisão, os procedimentos metodológicos adotados na aplicação do mesmo e os resultados da intervenção pedagógica. A criação do jogo digital e manipulável surgiu a partir do jogo, Aprenda a dividir [4], no qual foi feito algumas adaptações para a criação do jogo manipulável e posteriormente, o jogo digital, tendo como principal objetivo, proporcionar aos alunos que adquiram habilidades em resolver situações-problemas envolvendo a operação de divisão. A programação deste foi realizada no Software Game Editor, o programa é um pacote de criação de jogos 2D que utiliza uma linguagem de programação de script e que tem semelhanças com a linguagem de programação C. Após a aplicação do jogo manipulável por meio de um projeto nomeado “A matemática nos trilhos do saber” vinculado ao subprojeto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) numa escola parceira do projeto, que visou contemplar conceitos básicos matemáticos considerados essenciais para o processo de ensino-aprendizagem de matemática, os quais foram abordados com atividades lúdicas. O jogo foi aplicado em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, contendo 21 alunos participantes da atividade, após o estudo da operação de divisão. A intervenção pedagógica foi realizada no laboratório de informática da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) com um computador por aluno, mostrado na figura 1, durante uma aula de cinquenta minutos [...]

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Ensino