Uma proposta alternativa para a classificação de cônicas por meio de números complexos

Tacildo de Souza Araújo, Cristiano Torezzan

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma conexão entre números complexos e cônicas. De forma didática e sem abandonar completamente o formalismo matemático, utilizaremos a estrutura geométrica dos números complexos para construir uma sequência de resultados que fornecem uma alternativa elegante e acessível para caracterizar e classificar as cônicas. Nosso método permite a compreensão e realização de movimentos de rotação e translação das cônicas por meio de operações elementares com números complexos, ressaltando assim, o poder de tais números na resolução de problemas envolvendo movimentos no plano. Espera-se que este trabalho sirva como ferramenta alternativa para o ensino-aprendizado de cônicas e números complexos, contribuindo para a valorização da criatividade de estudantes e professores na elaboração de ferramentas alternativas que enriqueçam o ensino da matemática.


Palavras-chave


Ensino de matemática; Números Complexos; Cônicas.

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Referências


Araújo, Tacildo de Souza. Números complexos e cônicas. Dissertação de Mestrado. UFAM, 2014.

Andreescu, Titu, Andrica, Dorin. Complex Number from A to... Z, volume 165. Boston, Birkhãuser, 2006.

Boyer, Cari B. História da Matemática, Edgar Bluncher Ltda, São Paulo, 1996.

Yaglom, Isaak Moiseevitch. Complex numbers in geometry. Academic Press, 2014.




DOI: https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0502

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