Uma proposta alternativa para a classificação de cônicas por meio de números complexos

Autores

  • Tacildo de Souza Araújo
  • Cristiano Torezzan

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0502

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Números Complexos, Cônicas.

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma conexão entre números complexos e cônicas. De forma didática e sem abandonar completamente o formalismo matemático, utilizaremos a estrutura geométrica dos números complexos para construir uma sequência de resultados que fornecem uma alternativa elegante e acessível para caracterizar e classificar as cônicas. Nosso método permite a compreensão e realização de movimentos de rotação e translação das cônicas por meio de operações elementares com números complexos, ressaltando assim, o poder de tais números na resolução de problemas envolvendo movimentos no plano. Espera-se que este trabalho sirva como ferramenta alternativa para o ensino-aprendizado de cônicas e números complexos, contribuindo para a valorização da criatividade de estudantes e professores na elaboração de ferramentas alternativas que enriqueçam o ensino da matemática.

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Biografia do Autor

Tacildo de Souza Araújo

IMECC/UNICAMP, Campinas, SP

Cristiano Torezzan

FCA/UNICAMP, Limeira, SP

Referências

Araújo, Tacildo de Souza. Números complexos e cônicas. Dissertação de Mestrado. UFAM, 2014.

Andreescu, Titu, Andrica, Dorin. Complex Number from A to... Z, volume 165. Boston, Birkhãuser, 2006.

Boyer, Cari B. História da Matemática, Edgar Bluncher Ltda, São Paulo, 1996.

Yaglom, Isaak Moiseevitch. Complex numbers in geometry. Academic Press, 2014.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos