Contribuição a avaliação do aprendizado nas plataformas digitais em Ensino à Distância

Ighor Opiliar Mendes Rimes, Regina Serrão Lanzillotti

Resumo


A epidemia da COVID-19 impulsionou as plataformas virtuais para os professores impedidos de lecionar presencialmente. A Fundação CECIERJ oferece cursos remotos de aperfeiçoamento de professores desde o ano 2000. O foco deste artigo são os professores de Matemática oriundos da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. Dentre as plataformas do modelo remoto, optou-se em avaliar as atividades no “Google Classroom” e o “Google Forms”. Esta validação contribui a reflexões dos gestores da Fundação CECIERJ quanto a planejamentos e o Teste de  Hipóteses de Diferenças de Médias ao risco probabilístico de 5%, permitiu verificar que não ocorreu discrepância no aproveitamento desses grupos, o que permite concluir que o plano de curso foi  adequado e que venha a promover maior adesão, mesmo que por interesse própio.  


Palavras-chave


Ensino à Distância; Teste de Hipótese; Plataformas digitais; Avaliação pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


Alves, L. Educação remota: Entre a ilusão e a realidade, Interfaces Científicas Educação, volume 8, páginas 348-365, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.

Bussab, W. de O. and Morettin, P. A. Estatística Básica, 6a edição. Saraiva, São Paulo, 2010.

Destro, M. R. P. Educação Continuada: visão histórica e tentativa de contextualização, Ca­ derno Cedes Educação Continuada, volume 36, São Paulo, 1995.

Gomes, L. I. A. and Assunção, J. R. Educação à Distância: Uma estratégia de formação continuada no processo de aprimoramento profissional, 8Q Encontro Internacional de Formação de Professores, volume 8, número 1, 2016.

Storino, F. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios, 2019, Ia edição, São Paulo, 2019, Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2019/. Acesso em: 14 mar. 2021. ISBN 978-65-86949-22-3.

Oliveira, S. da S., Silva, O. S. F. and Silva, M.J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula, Interfaces Científicas, volume 10, número 1, páginas 25-40, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020vl0nlp25-40.

Valente, J. A. Aprendizagem continuada ao longo da vida, Pátio Revista Pedagógica, volume 4, número 1, 2001.




DOI: https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0389

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato