Contribuição a avaliação do aprendizado nas plataformas digitais em Ensino à Distância

Authors

  • Ighor Opiliar Mendes Rimes
  • Regina Serrão Lanzillotti

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0389

Keywords:

Ensino à Distância, Teste de Hipótese, Plataformas digitais, Avaliação pedagógica

Abstract

A epidemia da COVID-19 impulsionou as plataformas virtuais para os professores impedidos de lecionar presencialmente. A Fundação CECIERJ oferece cursos remotos de aperfeiçoamento de professores desde o ano 2000. O foco deste artigo são os professores de Matemática oriundos da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. Dentre as plataformas do modelo remoto, optou-se em avaliar as atividades no “Google Classroom” e o “Google Forms”. Esta validação contribui a reflexões dos gestores da Fundação CECIERJ quanto a planejamentos e o Teste de  Hipóteses de Diferenças de Médias ao risco probabilístico de 5%, permitiu verificar que não ocorreu discrepância no aproveitamento desses grupos, o que permite concluir que o plano de curso foi  adequado e que venha a promover maior adesão, mesmo que por interesse própio.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ighor Opiliar Mendes Rimes

UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Regina Serrão Lanzillotti

UERJ, Rio de Janeiro, RJ

References

Alves, L. Educação remota: Entre a ilusão e a realidade, Interfaces Científicas Educação, volume 8, páginas 348-365, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.

Bussab, W. de O. and Morettin, P. A. Estatística Básica, 6a edição. Saraiva, São Paulo, 2010.

Destro, M. R. P. Educação Continuada: visão histórica e tentativa de contextualização, Ca­ derno Cedes Educação Continuada, volume 36, São Paulo, 1995.

Gomes, L. I. A. and Assunção, J. R. Educação à Distância: Uma estratégia de formação continuada no processo de aprimoramento profissional, 8Q Encontro Internacional de Formação de Professores, volume 8, número 1, 2016.

Storino, F. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios, 2019, Ia edição, São Paulo, 2019, Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2019/. Acesso em: 14 mar. 2021. ISBN 978-65-86949-22-3.

Oliveira, S. da S., Silva, O. S. F. and Silva, M.J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula, Interfaces Científicas, volume 10, número 1, páginas 25-40, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020vl0nlp25-40.

Valente, J. A. Aprendizagem continuada ao longo da vida, Pátio Revista Pedagógica, volume 4, número 1, 2001.

Published

2021-12-20

Issue

Section

Trabalhos Completos