Uma sequência didática para o ensino da tabuada baseada na metodologia de resolução de problemas

João de Deus Mendes da Silva, Valeska Martins de Souza

Resumo


Nesse trabalho propomos uma sequência didática para o ensino da tabuada de multiplicação, usando como metodologia de ensino a resolução de problemas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Abordando de forma consistente conteúdos matemáticos tais como paridade, divisores, múltiplos, propriedades das operações do conjunto dos números naturais, números primos, números compostos e reconhecimento de padrões.


Palavras-chave


Tabuada; Ensino de matemática; Multiplicação; Novas metodologias; Sequência Didática.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MEC. Online.Acessado em 31/03/2022. http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos MEC.

M. S. Dias. I. Aguiar. A Construção dos Números Reais e suas Extensões. Colóquio

da Regional Centro Oeste. Rio de Janeiro: UFF, online, 2015.

E. L. Lima. Análise Real, volume 1. Coleção Matemática Unversitária. 15a. Rio de

Janeiro: IMPA, 2019. isbn: 9788524404689.

J. J. Luiz. Elementos de Arithmetica. 15a. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1914.

J. Nurnberg. Tabuada: significados e sentidos produzidos pelos professores das Séries Iniciais

do Ensino Fundamental. Dissertação. Dissertação de mestrado. UNESC, 2008.




DOI: https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0326

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato