Uma sequência didática para o ensino da tabuada baseada na metodologia de resolução de problemas
Resumo
Nesse trabalho propomos uma sequência didática para o ensino da tabuada de multiplicação, usando como metodologia de ensino a resolução de problemas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Abordando de forma consistente conteúdos matemáticos tais como paridade, divisores, múltiplos, propriedades das operações do conjunto dos números naturais, números primos, números compostos e reconhecimento de padrões.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. MEC. Online.Acessado em 31/03/2022. http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos MEC.
M. S. Dias. I. Aguiar. A Construção dos Números Reais e suas Extensões. Colóquio
da Regional Centro Oeste. Rio de Janeiro: UFF, online, 2015.
E. L. Lima. Análise Real, volume 1. Coleção Matemática Unversitária. 15a. Rio de
Janeiro: IMPA, 2019. isbn: 9788524404689.
J. J. Luiz. Elementos de Arithmetica. 15a. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1914.
J. Nurnberg. Tabuada: significados e sentidos produzidos pelos professores das Séries Iniciais
do Ensino Fundamental. Dissertação. Dissertação de mestrado. UNESC, 2008.
DOI: https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0326
Apontamentos
- Não há apontamentos.
SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120