Uma sequência didática para o ensino da tabuada baseada na metodologia de resolução de problemas

Autores

  • João de Deus Mendes da Silva
  • Valeska Martins de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0326

Palavras-chave:

Tabuada, Ensino de matemática, Multiplicação, Novas metodologias, Sequência Didática.

Resumo

Nesse trabalho propomos uma sequência didática para o ensino da tabuada de multiplicação, usando como metodologia de ensino a resolução de problemas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Abordando de forma consistente conteúdos matemáticos tais como paridade, divisores, múltiplos, propriedades das operações do conjunto dos números naturais, números primos, números compostos e reconhecimento de padrões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João de Deus Mendes da Silva

UFMA, São Luis, MA

Valeska Martins de Souza

UFMA, São Luis, MA

Referências

BRASIL. MEC. Online.Acessado em 31/03/2022. http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos MEC.

M. S. Dias. I. Aguiar. A Construção dos Números Reais e suas Extensões. Colóquio

da Regional Centro Oeste. Rio de Janeiro: UFF, online, 2015.

E. L. Lima. Análise Real, volume 1. Coleção Matemática Unversitária. 15a. Rio de

Janeiro: IMPA, 2019. isbn: 9788524404689.

J. J. Luiz. Elementos de Arithmetica. 15a. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1914.

J. Nurnberg. Tabuada: significados e sentidos produzidos pelos professores das Séries Iniciais

do Ensino Fundamental. Dissertação. Dissertação de mestrado. UNESC, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Trabalhos Completos