Uma sequência didática para o ensino da tabuada baseada na metodologia de resolução de problemas

Autores/as

  • João de Deus Mendes da Silva
  • Valeska Martins de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0326

Palabras clave:

Tabuada, Ensino de matemática, Multiplicação, Novas metodologias, Sequência Didática.

Resumen

Nesse trabalho propomos uma sequência didática para o ensino da tabuada de multiplicação, usando como metodologia de ensino a resolução de problemas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Abordando de forma consistente conteúdos matemáticos tais como paridade, divisores, múltiplos, propriedades das operações do conjunto dos números naturais, números primos, números compostos e reconhecimento de padrões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João de Deus Mendes da Silva

UFMA, São Luis, MA

Valeska Martins de Souza

UFMA, São Luis, MA

Citas

BRASIL. MEC. Online.Acessado em 31/03/2022. http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos MEC.

M. S. Dias. I. Aguiar. A Construção dos Números Reais e suas Extensões. Colóquio

da Regional Centro Oeste. Rio de Janeiro: UFF, online, 2015.

E. L. Lima. Análise Real, volume 1. Coleção Matemática Unversitária. 15a. Rio de

Janeiro: IMPA, 2019. isbn: 9788524404689.

J. J. Luiz. Elementos de Arithmetica. 15a. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1914.

J. Nurnberg. Tabuada: significados e sentidos produzidos pelos professores das Séries Iniciais

do Ensino Fundamental. Dissertação. Dissertação de mestrado. UNESC, 2008.

Publicado

2022-12-08

Número

Sección

Trabalhos Completos