A Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Licenciandos em Matemática

Authors

  • Thuane da S. Silvano
  • Vívia de S. Marins
  • Marcelo A. Bairral

Abstract

Uma forma de analisar a aprendizagem do aluno é por meio da interação deste com o outro e com a tecnologia. Neste artigo discorremos sobre possibilidades de interações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), em particular, o Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) Virtual Math Team com GeoGebra (VMTcG) e os Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO). [...]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thuane da S. Silvano

UFRRJ, Seopédica, RJ

Vívia de S. Marins

UFRRJ, Seopédica, RJ

Marcelo A. Bairral

UFRRJ, Seropédica, RJ

References

F. Arzarello e et al. “A cognitive analysis of dragging practises in Cabri environments”. Em: In ZDM 3 (2002), pp. 66–72. doi: 10.1007/BF02655708.

M. A. Bairral e J. C. F. Barreira. “Algumas particularidades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo (2017), pp. 46–64.

J. S. Davis E. A.; Krajcik. “Designing Educative Curriculum Materials to PromoteTeacher Learning. Educational Researcher”. Em: Educational Researcher 3 (2005), pp. 3–14. doi: 10.17763/haer.84.1.g48488u230616264.

N. N. Delmondi e V. Pazuch. “Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas”. Em: RBEP (2018), pp. 659–686. doi: 10 . 24109 / 2176 - 6681.rbep.99i253.38616.

M. A. Gravina. “Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para a aprendizagem da Geometria”. Em: Paper presented at the VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (1996).

J. V. F. Salazar e S. A. Almouloud. “Registro figural no ambiente de geometria dinâmica”. Em: Matem. Pesq (2015), pp. 919–941.

M. C. R. A. Soares, G. Januario e K Lima. “Agência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática”. Em: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 1 (2022), pp. 72–86. doi: 10.37001/ripem.v12i1.2884.

Published

2022-12-08

Issue

Section

Resumos