A Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Licenciandos em Matemática

Autores/as

  • Thuane da S. Silvano
  • Vívia de S. Marins
  • Marcelo A. Bairral

Resumen

Uma forma de analisar a aprendizagem do aluno é por meio da interação deste com o outro e com a tecnologia. Neste artigo discorremos sobre possibilidades de interações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), em particular, o Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) Virtual Math Team com GeoGebra (VMTcG) e os Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO). [...]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thuane da S. Silvano

UFRRJ, Seopédica, RJ

Vívia de S. Marins

UFRRJ, Seopédica, RJ

Marcelo A. Bairral

UFRRJ, Seropédica, RJ

Citas

F. Arzarello e et al. “A cognitive analysis of dragging practises in Cabri environments”. Em: In ZDM 3 (2002), pp. 66–72. doi: 10.1007/BF02655708.

M. A. Bairral e J. C. F. Barreira. “Algumas particularidades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo (2017), pp. 46–64.

J. S. Davis E. A.; Krajcik. “Designing Educative Curriculum Materials to PromoteTeacher Learning. Educational Researcher”. Em: Educational Researcher 3 (2005), pp. 3–14. doi: 10.17763/haer.84.1.g48488u230616264.

N. N. Delmondi e V. Pazuch. “Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas”. Em: RBEP (2018), pp. 659–686. doi: 10 . 24109 / 2176 - 6681.rbep.99i253.38616.

M. A. Gravina. “Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para a aprendizagem da Geometria”. Em: Paper presented at the VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (1996).

J. V. F. Salazar e S. A. Almouloud. “Registro figural no ambiente de geometria dinâmica”. Em: Matem. Pesq (2015), pp. 919–941.

M. C. R. A. Soares, G. Januario e K Lima. “Agência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática”. Em: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 1 (2022), pp. 72–86. doi: 10.37001/ripem.v12i1.2884.

Publicado

2022-12-08

Número

Sección

Resumos