Usando o GNU Octave na duplicação do cubo e no realce de imagens

Authors

  • Rudimar L. Nós Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Olga H. Saito Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Katiane S. de Oliveira Colégio Estadual Rocha Pombo

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0506

Keywords:

BNCC, Cubo, Pensamento computacional, Realce linear sem saturação

Abstract

Propomos neste trabalho duas atividades para desenvolver o pensamento computacional empregando o GNU Octave. As atividades abordam a duplicação do cubo e o realce de imagens, e podem ser aplicadas na Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica. Concluímos que o GNU Octave é uma ferramenta adequada para desenvolver o pensamento computacional de estudantes e professores(as), e que as atividades propostas estão em consonância com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular sobre o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rudimar L. Nós, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Olga H. Saito, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Katiane S. de Oliveira, Colégio Estadual Rocha Pombo

Professora no Colégio Estadual Rocha Pombo.

References

Brasil. BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Online. Acessado em 17/01/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Brasil. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Online. Acessado em 26/01/2024, https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN1_22001.pdf?query=LICENCIATURA.

J. W. Eaton. GNU Octave: sobre, história. Online. Acessado em 17/01/2024, https://octave-org.translate.goog/about?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc.

F. G. de A. Neto e V. H. Nascimento. Apostila introdutória de Matlab/Octave. Online. Acessado em 02/02/2024, https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/256601/mod_resource/content/1/apostila_matlab_octave.pdf.

J. R. da S. Neto. “A utilização do software Octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no Ensino Médio”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Moçoró-RN, 2019.

K. S. de Oliveira. “Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GeoGebra e o GNU Octave”. Dissertação de mestrado. UTFPR, Curitiba, 2023.

K. S. de Oliveira, R. L. Nós e O. H. Saito. Propostas de atividades para solucionar problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GNU Octave e o GeoGebra. Online. Acessado em 02/02/2024, https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741685.

Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Online. Acessado em 17/01/2024, https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf.

A. de F. Pereira, P. P. Salles e R. de F. Pereira. Biografia Julio Cesar de Mello e Souza. Online. Acessado em 23/01/2024, https://malbatahan.com.br/.

J. E. R. de Queiroz e H. M. Gomes. “Introdução ao processamento digital de imagens”. Em: Revista RITA 8(1) (2001).

H. Schildt. C - Completo e total. 3a. ed. São Paulo: Makron Books, 1997. isbn: 978-8534605953.

SPRING/INPE. Spring: processamento de imagens. Online. Acessado em 02/02/2024, https://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/introducao_pro.html.

T. Statella. Processamento digital de imagens com GNU Octave (2/13). Online. Acessado em 02/02/2024, https://www.youtube.com/watch?v=LC6tkjwd9sI&list=PL55-j0gEZ-BR4NQstl2_HKbQQ7o7TPdpK&index=2.

Published

2025-01-20

Issue

Section

Trabalhos Completos