Usando o GNU Octave na duplicação do cubo e no realce de imagens
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0506Palabras clave:
BNCC, Cubo, Pensamento computacional, Realce linear sem saturaçãoResumen
Propomos neste trabalho duas atividades para desenvolver o pensamento computacional empregando o GNU Octave. As atividades abordam a duplicação do cubo e o realce de imagens, e podem ser aplicadas na Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica. Concluímos que o GNU Octave é uma ferramenta adequada para desenvolver o pensamento computacional de estudantes e professores(as), e que as atividades propostas estão em consonância com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular sobre o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática.
Descargas
Citas
Brasil. BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Online. Acessado em 17/01/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Brasil. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Online. Acessado em 26/01/2024, https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN1_22001.pdf?query=LICENCIATURA.
J. W. Eaton. GNU Octave: sobre, história. Online. Acessado em 17/01/2024, https://octave-org.translate.goog/about?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc.
F. G. de A. Neto e V. H. Nascimento. Apostila introdutória de Matlab/Octave. Online. Acessado em 02/02/2024, https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/256601/mod_resource/content/1/apostila_matlab_octave.pdf.
J. R. da S. Neto. “A utilização do software Octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no Ensino Médio”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Moçoró-RN, 2019.
K. S. de Oliveira. “Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GeoGebra e o GNU Octave”. Dissertação de mestrado. UTFPR, Curitiba, 2023.
K. S. de Oliveira, R. L. Nós e O. H. Saito. Propostas de atividades para solucionar problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GNU Octave e o GeoGebra. Online. Acessado em 02/02/2024, https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741685.
Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Online. Acessado em 17/01/2024, https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf.
A. de F. Pereira, P. P. Salles e R. de F. Pereira. Biografia Julio Cesar de Mello e Souza. Online. Acessado em 23/01/2024, https://malbatahan.com.br/.
J. E. R. de Queiroz e H. M. Gomes. “Introdução ao processamento digital de imagens”. Em: Revista RITA 8(1) (2001).
H. Schildt. C - Completo e total. 3a. ed. São Paulo: Makron Books, 1997. isbn: 978-8534605953.
SPRING/INPE. Spring: processamento de imagens. Online. Acessado em 02/02/2024, https://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/introducao_pro.html.
T. Statella. Processamento digital de imagens com GNU Octave (2/13). Online. Acessado em 02/02/2024, https://www.youtube.com/watch?v=LC6tkjwd9sI&list=PL55-j0gEZ-BR4NQstl2_HKbQQ7o7TPdpK&index=2.