Explorando a interdisciplinaridade entre probabilidade e educação financeira

Authors

  • Cleomar T. da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Andres D. B. Sanchez Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Denise de Siqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0395

Keywords:

Ensino de Probabilidade, Educação Financeira, Interdisciplinaridade

Abstract

Neste trabalho é abordada a interdisciplinaridade entre os conceitos de matemática básica, comumente ensinados no ensino médio e a Educação Financeira, em particular, considerando uma introdução aos conceitos da probabilidade e sua aplicação em situações inspiradas no mercado financeiro. Este trabalho é baseado em um dos capítulos da dissertação de mestrado profissional em Matemática (PROFMAT) do aluno Cleomar Taumaturgo da Silva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cleomar T. da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestrando em Matemática pelo PROFMAT.

References

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Online. Acessado em 10/02/2021, http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192.

W.O. Bussab e P.A. Morettin. Estatística Básica. 6a. Edição. Editora Saraiva, 2010. ISBN: 9788502081772.

K. Maass, V. Geiger, M. R. Ariza e M. Goos. “The role of mathematics in interdisciplinary STEM education”. Em: Zdm (2019), pp. 869–884. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-019-01100-5.

C. T. Silva. “Uma exploração da teoria de probabilidade aplicada em finanças”. Dissertação de mestrado. UTFPR-CT, 2022.

Published

2025-01-20

Issue

Section

Trabalhos Completos