Caracterização de propriedades dos aminoácidos por meio do hipercubo booleano

Authors

  • Bianca L. Ribeiro Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Anderson J. Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Keywords:

Hipercubo booleano, Código genético, Aminoácidos, Permutação, Estruturas matemáticas

Abstract

A modelagem do código genético por meio de estruturas matemáticas permite caracterizar propriedades associadas aos aminoácidos e possíveis interferências em diversas situações, como no caso das mutações genéticas, sendo o diagrama de Hasse, o código de Gray e o hipercubo booleano importantes estruturas para essas análises. Por meio do mapeamento das bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina, timina/uracila, representadas por N = {A,C,G, T/U} com o alfabeto 4-ário da estrutura de anel, denotado por Z4 = {0, 1, 2, 3}, é possível identificar 24 permutações, as quais podem ser organizadas em três rotulamentos (A, B e C), de acordo com as características geométricas associadas a cada uma dessas permutações. O diagrama de Hasse do código genético é composto por 64 códons, organizados em 7 linhas, a fim de analisar as propriedades dos aminoácidos. Outra importante modelagem do código genético é utilizando um hipercubo booleano 6-dimensional, construído a partir da tabela do código de Gray, em que os vértices são representados pelos códons. Esse hipercubo representa simultaneamente todo o conjunto de códons e mantém o controle de quais códons são adjacentes. O objetivo deste trabalho é apresentar a construção do hipercubo booleano associado à permutação 1302 (caso primal) do rotulamento C do código genético, a fim de apresentar uma caracterização das propriedades dos aminoácidos, além de verificar possíveis semelhanças e diferenças com as construções realizadas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

R. S. Fernandes. “Aplicações do diagrama de Hasse na análise das propriedades dos aminoácidos do código genético”. Dissertação de mestrado. Unifal-MG, 2021.

R. S. Fernandes e A. J. Oliveira. “Caracterização das propriedades dos aminoácidos por meio do diagrama de Hasse associado ao rotulamento A do código genético”. Em: Brazilian Electronic Journal of Mathematics 4 (2021), pp. 81–100. doi: 10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57416.

M. A. Jimenez-Montano, C. R. La Mora-Basanez e T. Poeschel. “On the Hypercube Structure of the Genetic Code”. Em: arXiv preprint cond-mat/0204044. 2002, pp. 1–14. doi: 10.48550/arXiv.cond-mat/0204044.

Published

2025-01-20