Caracterização de propriedades dos aminoácidos por meio do hipercubo booleano
Palavras-chave:
Hipercubo booleano, Código genético, Aminoácidos, Permutação, Estruturas matemáticasResumo
A modelagem do código genético por meio de estruturas matemáticas permite caracterizar propriedades associadas aos aminoácidos e possíveis interferências em diversas situações, como no caso das mutações genéticas, sendo o diagrama de Hasse, o código de Gray e o hipercubo booleano importantes estruturas para essas análises. Por meio do mapeamento das bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina, timina/uracila, representadas por N = {A,C,G, T/U} com o alfabeto 4-ário da estrutura de anel, denotado por Z4 = {0, 1, 2, 3}, é possível identificar 24 permutações, as quais podem ser organizadas em três rotulamentos (A, B e C), de acordo com as características geométricas associadas a cada uma dessas permutações. O diagrama de Hasse do código genético é composto por 64 códons, organizados em 7 linhas, a fim de analisar as propriedades dos aminoácidos. Outra importante modelagem do código genético é utilizando um hipercubo booleano 6-dimensional, construído a partir da tabela do código de Gray, em que os vértices são representados pelos códons. Esse hipercubo representa simultaneamente todo o conjunto de códons e mantém o controle de quais códons são adjacentes. O objetivo deste trabalho é apresentar a construção do hipercubo booleano associado à permutação 1302 (caso primal) do rotulamento C do código genético, a fim de apresentar uma caracterização das propriedades dos aminoácidos, além de verificar possíveis semelhanças e diferenças com as construções realizadas.
Downloads
Referências
R. S. Fernandes. “Aplicações do diagrama de Hasse na análise das propriedades dos aminoácidos do código genético”. Dissertação de mestrado. Unifal-MG, 2021.
R. S. Fernandes e A. J. Oliveira. “Caracterização das propriedades dos aminoácidos por meio do diagrama de Hasse associado ao rotulamento A do código genético”. Em: Brazilian Electronic Journal of Mathematics 4 (2021), pp. 81–100. doi: 10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57416.
M. A. Jimenez-Montano, C. R. La Mora-Basanez e T. Poeschel. “On the Hypercube Structure of the Genetic Code”. Em: arXiv preprint cond-mat/0204044. 2002, pp. 1–14. doi: 10.48550/arXiv.cond-mat/0204044.