Aplicativo para auxiliar no ensino-aprendizagem dos cursos técnicos

Authors

  • Dennis de Alcântara Garcia
  • Alessandra Martins Coelho

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0514

Keywords:

Dispositivo móvel, Ensino-aprendizagem, Educação, Software. Agradecimento, Os autores agradecem à FAPEMIG e ao IF SUDESTE MG pelo apoio.

Abstract

 As escolas, com o passar do tempo, recebem cada vez mais os nativos digitais, ou seja, todos aqueles  que têm acesso às  tecnologias  digitais  em rede (ferramentas  como internet  e dispositivos móveis) e possuem habilidades para utilizá-las [5]. São alunos que se mostram mais conectados e familiarizados com os novos recursos, diferente dos docentes que nem sempre avançam com a tecnologia e suas aplicações e, por muitas vezes, resistem em utilizá-las, até mesmo para benefício próprio,  construindo uma barreira que os impede de usá-las em seus ambientes de trabalho. Essa resistência pode gerar um mau uso das novas tecnologias por parte dos docentes, quando disponibilizadas a eles. Com o passar dos anos, as escolas presenciam a transformação de salas de aula com o uso de tecnologias cada vez mais modernas, que podem ser inseridas no meio educacional, para aperfeiçoamento da área e agilidade na transmissão de conhecimento. Tecnologias como lousas digitais têm trazido bons resultados ao serem aplicadas em salas de aula, bem como tablets e smartphones [1], este último sendo o foco deste trabalho. No  IF  Sudeste  MG,  câmpus  Rio  Pomba,  projetos  educacionais  vêm  sendo desenvolvidos  para  o  ensino-aprendizagem  de  cursos  técnicos  integrado,  como  o  software FRIGOTE, que visa o ensino de avicultura [3] e o KIMBLE, um software 3D educacional de perguntas voltado para o ensino médio, que pode ser “alimentado” por qualquer professor [4]. Em  entrevista  realizada  em  2013 com  os  docentes  do  ensino  médio  integrado  do câmpus, por meio de formulário, esses, ao serem questionados se possuíam smartphones e se utilizavam de aplicativos para auxiliar no ensino-aprendizagem,  60% responderam que “sim”. Desses, 45% utilizavam de aplicativos para auxiliá-los, 5% não utilizavam e 50% não opinaram. Apesar de 40% não terem tido contato com smartphones ou outro tipo de tecnologia em suas épocas escolaridades, 90% dos entrevistados concordaram com o uso de tecnologias dentro de sala de aulas, mas com certas restrições impostas pelo professor. A dispersão e desinteresse dos alunos da primeira série do ensino técnico integrado em informática, levando ao uso incorreto e indevido da tecnologia em sala (computadores, celulares e tablets), foram constatados em respostas ao estudo realizado no câmpus com os mesmos [2]. O  conceito  de  aplicações  dessas  novas  tecnologias  para  o  aperfeiçoamento  do  ensinoaprendizagem,  como ferramenta  para  prender  o interesse  dos alunos no ensino e  auxiliar  o professor no compartilhamento de informação,  ganha força para sua utilização na resolução desse e outros problemas na educação. Com base nessas informações e com o objetivo de ser aplicada nas aulas de matemática dos diversos cursos técnicos integrado do câmpus, a fim de avaliar a usabilidade, agilidade e contribuição  para  o  ensino-aprendizagem  [2],  foi  proposta  a  reprodução  da  calculadora científica CASIO modelo fx-82MS para dispositivos móveis (figura 1), desenvolvida usando a linguagem LUA, na plataforma CORONA SDK (versão TRIAL), que dispõe da programação para iOS, Android, Kindle Fire e NOOK. O aplicativo, em sua versão atual, é capaz de realizar cálculos de funções trigonométricas: seno (e sua inversa), cosseno (e sua inversa), tangente (e sua inversa);  logaritmo,  ln;  funções hiperbólicas e respectivas  inversas;  funções estatísticas, como:  moda,  correlação,  desvio  padrão,  t de  student,  regressão  linear,  mediana,  média aritmética;  e  outras  funções,  como:  raiz  quadrada,  raiz  cúbica,  exponencial  (-1,  2,  3),  Pi, arredondamentos; assim como suas funções padrões de ligar e desligar, sinal /-, seus dígitos de 0 – 9 e toda sua parte gráfica com uma interface simples e amigável.

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Published

2015-08-25