Uma intervenção pedagógica utilizando gamificação nas aulas de matemática do Ensino Médio

Autores

  • Edson Henrique da Silva
  • Erica Boizan Batista
  • Glauber Mareio Silveira Pereira
  • Leandro da Silva Tavares

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0500

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino, Ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica realizada nas  aulas de matemática de três turmas do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio  (EEFM) Dona Clotilde Saraiva Coelho da rede pública estadual de ensino do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Henrique da Silva

PROFMAT-UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Erica Boizan Batista

PROFMAT-UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Glauber Mareio Silveira Pereira

PROFMAT-UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Leandro da Silva Tavares

PROFMAT-UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Referências

Akey, T. M. School context, student attitudes and behavior, and academic achievement: An exploratory analysis. MDRC, ERIC, 2006.

Bai, S.; Hew, K. F.; Huang, B. Does gamification improve student learning outcome? Evidence from a meta-analysis and synthesis of qualitative data in educational contexts. Educational Research Review, Elsevier, v. 30, 2020.

Caedufjf Spaece. Matriz de Referência. Disponível em: <http://www.spaece.caedufjf.net/o- sistema/matriz-de-referencia/ >. Acesso em: 06 de abril de 2021.

Chou, Y. Actionable Gamification: Beyond Points, Badges, and Leaderboards. [s.l.]: Createspace Independent Publishing Platform, 2015. 514 p.

Dominguez, A. et al. Gamifying learning experiences: Practical implications and outco- mes. Computers Education, Elsevier, v. 63, p. 380-392, 2013.

Huang, W. H.-Y.; Soman, D. A practitioner’s guide to gamification of education. Toronto: University of Toronto, Rotman School of Management, 2013.

Kim, E.; Rothrock, L.; Freivalds, A. The effects of gamification on engineering lab activities. IEEE. Frontiers in Education Conference (FIE), 2016 IEEE. [S.l.], 2016.

Legaki, N. Z. et al. The effect of challenge-based gamification on learning: An experiment in the context of statistics education. International Journal of Human-Computer Studies, Elsevier, v. 144, 2020.

Schell, J. The Art of Game Design: A book of lenses. [S.l.]: CRC Press, 2008. 520 p.

Silva, E. H.; Batista, E. B.; Pereira, G. M. S. Gamificando as aulas de matemática em um ambiente virtual de aprendizagem Professor de Matemática online, PMO v.9, n.l, 2020 DOI: 10.21711.

Utomo, A. Y.; Santoso, H. B. Development of gamification-enriched pedagogical agent for e-learning system based on community of inquiry. ACM. Proceedings of the International HCI and UX Conference in Indonésia. [S.l.], 2015. p. 1-9.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos