Arenas interativas

introdução a eletrônica e a programação

Autores/as

  • Maria Vitória M. Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Elâne da S. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Débora F. Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ana Flávia T. Viana Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Elves Sousa e Silva Instituto Conceição Moura
  • Milene V. Figueira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Palabras clave:

Arenas interativas, eletrônica, programação, robótica educacional, STEM

Resumen

O presente contexto histórico, perpassa por revoluções tecnológicas constantes e uma alta demanda para a sociedade de habilidades e conhecimentos baseados nas seguintes áreas: ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Assim, o compartilhamento e a ensinança de práticas que introduzem conceitos como lógica programacional e tecnologias acabam tornando-se pilares importantes para o desenvolvimento de habilidades desde os anos iniciais escolares até a introdução para formação profissional nessas áreas. O presente trabalho tem como objetivo levar a robótica e conceitos que são vistos de maneira aversiva no primeiro contato, tornando viáveis os estudos de maneira lúdica.

Descargas

Citas

V. Barcarolli. “Plataforma interativa de aprendizagem de programação voltada a disseminação do pensamento computacional utilizando robótica remota”. Acessado em 19/03/2024, http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1430. Dissertação de mestrado. UPF, 2017.

A. N. Castro, C. A. Aguilera e D. Chávez. “Robótica educativa como herramienta para la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas en la formación universitaria de profesores de educación básica en tiempos de COVID-19”. Em: Formación universitaria 15 (2022), pp. 151–162. doi: 10.4067/S0718-50062022000200151.

M. Fernandes, C. A. M. Santos, E. E. Souza e M. G. Fonseca. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental (WIE 2018). Online. Acessado em 19/03/2024, https://api.semanticscholar.org/CorpusID:188853574.

Descargas

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos