Arenas interativas

introdução a eletrônica e a programação

Autores

  • Maria Vitória M. Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Elâne da S. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Débora F. Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ana Flávia T. Viana Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Elves Sousa e Silva Instituto Conceição Moura
  • Milene V. Figueira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Palavras-chave:

Arenas interativas, eletrônica, programação, robótica educacional, STEM

Resumo

O presente contexto histórico, perpassa por revoluções tecnológicas constantes e uma alta demanda para a sociedade de habilidades e conhecimentos baseados nas seguintes áreas: ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Assim, o compartilhamento e a ensinança de práticas que introduzem conceitos como lógica programacional e tecnologias acabam tornando-se pilares importantes para o desenvolvimento de habilidades desde os anos iniciais escolares até a introdução para formação profissional nessas áreas. O presente trabalho tem como objetivo levar a robótica e conceitos que são vistos de maneira aversiva no primeiro contato, tornando viáveis os estudos de maneira lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

V. Barcarolli. “Plataforma interativa de aprendizagem de programação voltada a disseminação do pensamento computacional utilizando robótica remota”. Acessado em 19/03/2024, http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1430. Dissertação de mestrado. UPF, 2017.

A. N. Castro, C. A. Aguilera e D. Chávez. “Robótica educativa como herramienta para la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas en la formación universitaria de profesores de educación básica en tiempos de COVID-19”. Em: Formación universitaria 15 (2022), pp. 151–162. doi: 10.4067/S0718-50062022000200151.

M. Fernandes, C. A. M. Santos, E. E. Souza e M. G. Fonseca. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental (WIE 2018). Online. Acessado em 19/03/2024, https://api.semanticscholar.org/CorpusID:188853574.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos