O uso do Software Scratch para Ensino de Cálculo Algébrico e Fatoração
uma experiência na escola
Palabras clave:
Scratch, Cálculo Algébrico, Fatoração, Ensino de Matemática, Modelagem MatemáticaResumen
A modelagem matemática, aliada ao software Scratch, pode desempenhar um papel crucial no ensino de matemática. O Scratch capacita os alunos a criar projetos interativos que incorporam conceitos de cálculo algébrico e fatoração, promovendo o pensamento computacional de forma visual. Em [7] é sugerido que essa integração torna o ensino de álgebra mais significativo. Destaca-se que a inclusão das tecnologias de computação no currículo escolar está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [4], que enfatiza o pensamento computacional como uma habilidade essencial aos alunos. Já a modelagem matemática é um conjunto de procedimentos cujo objetivo é construir um modelo para explicar os fenômenos, fazer predições, e tomar decisões [2, 3], sendo uma ferramenta para a construção de conhecimentos e saberes matemáticos, aliando-se também aos objetivos da BNCC.
Descargas
Citas
ABRAN. Site oficial da Associação Brasileira de Nutrologia. Online. Acessado em: 05 de fevereiro de 2024, https://abran.org.br/calculadoras/imc-infantil.
R. C. Bassanezi. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. Editora Contexto, 2002. isbn: 978-85-7244-207-7.
D. Burak. “Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem”. Dissertação de mestrado. Unicamp, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Online. Acessado em: 30 de janeiro de 2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
R. Mitchel. Site oficial do Scratch Project. Online. Acessado em: 05 de fevereiro de 2024, https://scratch.mit.edu/projects/977829160.
R. Mitchel. Site oficial do Scratch Project. Online. Acessado em: 05 de fevereiro de 2024, https://scratch.mit.edu/projects/978065156.
R. R. C. da Silva. “Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas”. Dissertação de mestrado. UEPB, 2020.