O uso do Software Scratch para Ensino de Cálculo Algébrico e Fatoração

uma experiência na escola

Autores

  • Raíla S. de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Airam T. Z. R. Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Paulo S. Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

Scratch, Cálculo Algébrico, Fatoração, Ensino de Matemática, Modelagem Matemática

Resumo

A modelagem matemática, aliada ao software Scratch, pode desempenhar um papel crucial no ensino de matemática. O Scratch capacita os alunos a criar projetos interativos que incorporam conceitos de cálculo algébrico e fatoração, promovendo o pensamento computacional de forma visual. Em [7] é sugerido que essa integração torna o ensino de álgebra mais significativo. Destaca-se que a inclusão das tecnologias de computação no currículo escolar está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [4], que enfatiza o pensamento computacional como uma habilidade essencial aos alunos. Já a modelagem matemática é um conjunto de procedimentos cujo objetivo é construir um modelo para explicar os fenômenos, fazer predições, e tomar decisões [2, 3], sendo uma ferramenta para a construção de conhecimentos e saberes matemáticos, aliando-se também aos objetivos da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAN. Site oficial da Associação Brasileira de Nutrologia. Online. Acessado em: 05 de fevereiro de 2024, https://abran.org.br/calculadoras/imc-infantil.

R. C. Bassanezi. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. Editora Contexto, 2002. isbn: 978-85-7244-207-7.

D. Burak. “Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem”. Dissertação de mestrado. Unicamp, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Online. Acessado em: 30 de janeiro de 2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

R. Mitchel. Site oficial do Scratch Project. Online. Acessado em: 05 de fevereiro de 2024, https://scratch.mit.edu/projects/977829160.

R. Mitchel. Site oficial do Scratch Project. Online. Acessado em: 05 de fevereiro de 2024, https://scratch.mit.edu/projects/978065156.

R. R. C. da Silva. “Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas”. Dissertação de mestrado. UEPB, 2020.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos