estratégias para explorar demonstrações matemáticas no ensino básico

Autores/as

  • Erica B. Batista Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Leandro S. Tavares Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Valdinês L. S. Júnior Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Damião J. A. Souza Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Felipe N. Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Raul A. M. e Braga Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palabras clave:

Ensino de matemática, Demonstrações matemáticas, Ensino básico, Raciocínio lógico, Resolução de problemas

Resumen

O ensino de matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos estudantes, proporcionando-lhes uma base sólida em raciocínio lógico e resolução de problemas. Nesse contexto, as demonstrações matemáticas surgem como uma estratégia pedagógica de destaque, fazendo uso de um amplo repertório de teoremas, especialmente no ensino básico. As demonstrações matemáticas vão além da simples repetição de conceitos, oferecendo uma oportunidade dinâmica para revisitar e aprofundar a compreensão dos teoremas. Elas são reconhecidas como um meio de explorar, analisar, descobrir e inventar novos resultados, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas.

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Citas

J. Caldato, M. C. Utsumi e L. Nasser. “Argumentação e demonstração em matemática: a visão de alunos e professores”. Em: Revista Triângulo 2 (2018), pp. 74–93. doi: 10.18554/rt.v10i2.2583.

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R. C. Pietropaolo. “(Re) significar a demonstração nos currículos da educação básica e da formação de professores de Matemática”. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos